14 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom

Menezes, Luís; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano

This book, Humour in Mathematics Teaching: tasks for the classroom, is a corollary of HUMAT Research Project (Humour in Mathematics Teaching), developed by the Higher School of Education of Viseu (Portugal), in partnership with the University of Minho (Portugal), the University of Granada (Spain) and the University of Mendoza (Argentina), with the support of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal) and of ...


El humor en clases de matemática puede ser cosa seria?

Menezes, Luís; Flores, Pablo; Balula, João Paulo; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; martins, ana patrícia

En este texto presentamos algún trabajo desarrollado en el proyecto HUMAT (Humor in Mathematics Teaching) que se inició con la pregunta que sirve de título a este póster: ¿el humor en clases de matemáticas puede ser cosa seria? Para responder a esta pregunta, se definieron líneas de acción: (1) Conocer el uso que los profesores hacen del humor para enseñar matemáticas; (2) Desarrollar recursos didácticos, en fo...


HUMAT: O humor no ensino da Matemática

Menezes, Luís; Ribeiro, António; Santos vasconcelos gomes, Helena; martins, ana patrícia; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique

Processar o humor e ser capaz de o produzir é, claramente, um sinal de inteligência, revelando, quando bem feito, raciocínios complexos. O humor tem um papel social importante, assumindo-se como uma experiência cognitiva que, para além de criar uma sensação de bem-estar, predispõe as pessoas para o trabalho e pode melhorar a produtividade desse mesmo trabalho. A Matemática é uma disciplina em que o raciocínio o...


O humor em manuais escolares de Matemática

Menezes, Luís; Ribeiro, António; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Santos vasconcelos gomes, Helena; martins, ana patrícia

Humor has a wide presence in people's lives, combining affective and cognitive elements with the intention of well-being. In addition to the leisure contexts, humor has also been used in contexts associated with work, namely schools, placed at the service of teaching. Since school textbooks are a resource widely used by teachers, particularly those of mathematics, it seems pertinent to us: (I) to access the usa...


El humor en libros de texto de matemáticass

Menezes, Luís; Flores, Pablo; Ribeiro, António; Matos, Isabel Aires de; Balula, João Paulo; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Viseu, Floriano

El humor en educación se asocia generalmente al discurso del profesor, pero también a los recursos didácticos, como libros de texto, en los que se espera que tenga una doble función: (i) afectiva, aliviando el estress y motivando a los alunos; y (ii) cognitiva, contribuyendo a la comprensión de los conceptos. Las Matemáticas escolares con frecuencia despiertan en los alumnos sentimientos poco favorables por la ...


El humor en libros de texto de matemáticas de Portugal y España

Menezes, Luís; Flores, Pablo; Ribeiro, António; Matos, Isabel Aires de; Balula, João Paulo; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Viseu, Floriano

El humor en educación se asocia generalmente al discurso del profesor, pero también a los recursos didácticos, como libros de texto, en los que se espera que tenga una doble función: (i) afectiva, aliviando el estrés y motivando a los alumnos: y (ii) cognitiva, contribuyendo a la comprensión de los conceptos. Las Matemáticas escolares con frecuencia despiertan en los alumnos sentimientos poco favorables por la ...


HUMAT: o humor no ensino da Matemática

Menezes,Luís; Ribeiro, António; Gomes, Helena; Martins, Ana Patrícia; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Matos, Isabel Aires de

[Extrato] Processar o humor e ser capaz de o produzir é, claramente, um sinal de inteligência, revelando, quando bem feito, raciocínios complexos. O humor tem um papel social importante, assumindo-se como uma experiência cognitiva que, para além de criar uma sensação de bem-estar, predispõe as pessoas para o trabalho e pode melhorar a produtividade desse mesmo trabalho (Adão, 2008; Flores & Moreno, 2011; Martin...


Diversidade linguística e ensino de português

Matos, Isabel Aires de

Os fluxos migratórios conhecidos em toda a Europa central desde o fim da II Guerra Mundial apenas tiveram verdadeira expressão no território nacional na última década do século XX. Portugal foi até então sobretudo um país de emigração.  Nos números oficiais – e sabemos que neste domínio, dada a natureza do fenómeno, os números não oficiais serão com grande probabilidade significativamente mais elevados – temos ...

Date: 2016   |   Origin: Millenium

Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a part...

Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires de; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Melão, Dulce

A relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze m...


Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 education

Balula, João Paulo; Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires de

At a time when the tendency is to embrace immediacy and the easy path, the reading of literary texts from different periods, genres and countries becomes an essential activity for gaining linguistic, cultural, historical and world knowledge. Literature, as a complex phenomenon, enables the dialogue between the contemporary reader and the generations that preceded him/her, contributing towards the discovery and ...


14 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date










Document Type







Access rights


Resource





Subject