Document details

Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das metas curriculares

Author(s): Silva, Ana Isabel ; Balula, João Paulo ; Matos, Isabel Aires de ; Amante, Susana ; Castelo, Adelina ; Melão, Dulce

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/12024

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Manuais escolares; Metas curriculares de português; Educação literária; Didática do português; Formação de leitores


Description

A relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze manuais de Português do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), de seis editoras diferentes; (2) as repercussões da aplicação do corpus literário na operacionalização dos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita e Gramática. Nesta análise, confrontamos manuais adaptados e não adaptados às MCP, o que nos permite concluir que o domínio da EL tem pouco impacto na macroestrutura dos manuais, mas repercussões significativas nos cenários didáticos associados à exploração dos outros domínios, devido ao corpus literário prescrito, motivando reflexões sobre o papel do texto literário num manual de Português.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Aberto
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents