Este é um livro dedicado à interpretação e descodificação do que é a comunicação da comunicação. De como a nossa forma de comunicar está a moldar as nossas instituições, como a mediação moldou a nossa comunicação e a rede transformou a comunicação de massas numa comunicação em rede e a cultura de massas numa cultura mediatizada. Criando, nesse processo, um novo sistema dos media e um novo paradigma comunicacion...
Nos dias de hoje as organizações procuram, cada vez mais, mostrar uma imagem positiva para os cidadãos; esse facto faz com que a comunicação organizacional seja cada vez mais uma ferramenta de grande valor na nova dinâmica mercadológica inaugurada pelo advento das novas tecnologias e pela expansão da atividade do setor terciário. Pode-se por isso inferir que o maior desafio para a área da Comunicação no present...
O papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional, sem dúvida, tem despertado o desenvolvimento de diferentes enfoques conceituais e teóricos. Todavia, a não-aplicabilidade de processos comunicativos relevantes no ambiente das organizações, principalmente em situações complexas, leva-nos a refletir sobre um novo conceito de comunicação organizacional. Neste artigo, analisamos fundamentos teórico...
Orientador: Gelson Joao Tesser; Monografia (Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Gestao de Negócios; Resumo: A comunicação e o processo de troca de informações entre duas pessoas que compartilham significados. Seus propósitos são alcançar ação coordenada, compartilhar informações e expressar sentimentos e emoções. Na comunicação entre ...
A pesquisa quantitativa realizada sobre a comunicação nas organizações bauruenses tem servido de inspiração para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade organizacional brasileira, aos cursos de comunicação e a melhorias no aspecto comunicacional das organizações na região. O objetivo é oferecer informações sobre a comunicação organizacional e o papel do relações públicas nesse processo, mensurando ...
A história do corpo na comunicação interpessoal é um tema que nos leva a explorar as diversas dimensões da interação humana e como o corpo desempenha um papel fundamental nesse processo. Na introdução do tema iremos debater a importância da comunicação interpessoal como uma pedra angular da experiência humana, examinando como ela molda as nossas relações, influencia as nossas perceções e impacta nossa vida quot...
O presente relatório tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas no estágio realizado na Agência de Comunicação LIONSOUT, localizada em Viana do Castelo. Este estágio de seis meses surge no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. As tarefas atribuídas no estágio passaram por apoiar os vários trabalhos da agência, como edição de conte...
Diante dos severos impactos sociais e ambientais decorrentes do agronegócio, cresce a importância em ampliar e fortalecer as iniciativas que se baseiam na aplicação dos princípios da ecologia para o estudo e o manejo de agroecossistemas. Na agroecologia, a produção agrícola não é apenas uma questão técnica, mas uma prática social que busca a democratização de sistemas alimentares a partir do diálogo entre o con...
FUNÇAO VITAL do ser humano, a comunicação o acompanha desde o estado fetal quando, "flutuando, mais ou menos, no líquido amniótico, recebe, continuamente, os impactos rítmicos do pulsar do coração materno incidíndo na pele de todo o corpo e ampliados pelo fluido... Assim, mesmo antes de nascer, adapta-se a um meio ritmícamente pulsativo. Ao nascer, experimenta contrações e pressões que por vezes são intensas; e...
Made available in DSpace on 2015-05-22T18:12:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014; Os artigos apresentados neste volume da coleção “Desafios Contemporâneos” têm como objetivo refletir sobre os problemas atuais que marcam o diálogo com o campo acadêmico e científico da Comunicação. Os 18 artigos reunidos aqui contemplam a área de Comunicação e envolvem diferentes linhas de pesquisa. A inicia...