Author(s):
Pereira, Silvana Maria
Date: 2012
Origin: Oasisbr
Subject(s): Sociologia; Sociologia politica; Politica de saude; Florianopolis (SC); Sociologia; Sociologia; Sociologia politica; Sociologia politica; Politica de saude; Politica de saude; Florianopolis (SC); Florianopolis (SC)
Description
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.
Análise do processo de implantação do Sistema Único de Saúde - SUS, identificando o posicionamento dos poderes executivo e legislativo municpal, bem como a construção do processo de controle social, através da criação do Conselho Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde. Para o estudo de caso, foram entrevistados os Secretários Municipais de Saúde e utilizados documentos organizacionais. A conclusão permitiu uma visão global do referido processo, do ponto de vista político, a partir das diversas instâncias do poder municipal.