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Auto-regulação e aprendizagem cooperativa na leitura extensiva : um estudo de caso no ensino de inglês

Author(s): Araújo, Sofia Alexandra Padrão de Morais Vieira de

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/6263

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 802.0:372.88; 372.88:802.0


Description

Dissertação mestrado educação

O presente estudo de caso enquadra-se no campo da didáctica da Língua Estrangeira – Inglês e reflecte um percurso profissional no qual se exploraram práticas de leitura extensiva, numa turma de 6º ano de escolaridade na Escola EB 2.3 de António Feijó, em Ponte de Lima, no ano lectivo de 2003/2004. O estudo representa ainda uma experiência de auto-supervisão, na qual a investigação-acção surge como estratégia de articulação de uma auto-formação reflexiva da professora-investigadora com uma pedagogia para a autonomia centrada no aluno. Os seus objectivos foram os seguintes: (1) Motivar os alunos para a leitura como prática comunicativa; (2) Promover mecanismos de auto-regulação dos processos de compreensão textual; (3) Promover mecanismos de auto-regulação da aprendizagem cooperativa, no âmbito da leitura extensiva; (4) Promover processos de auto-supervisão pedagógica. A primeira fase da experiência correspondeu ao diagnóstico e consciencialização de representações e práticas dos alunos relativas à leitura e trabalho cooperativo, após a qual se seguiu uma intervenção didáctica no âmbito da leitura extensiva, com ênfase na auto-regulação da leitura e do trabalho cooperativo, culminando na avaliação do impacto da experiência. O estudo de caso é de natureza interpretativa e envolveu a análise quantitativa e qualitativa de informação recolhida em diversas fontes: fichas de auto-regulação da aprendizagem, registos reflexivos, questionários e entrevista. Os instrumentos de investigação cumpriram também objectivos pedagógicos, como é típico na investigaçãoacção em contexto de sala de aula. Os resultados confirmam a possibilidade de desenvolver estratégias de leitura e de trabalho cooperativo, revelando que a leitura extensiva pode representar uma fonte de desenvolvimento de competências de comunicação e de aprendizagem. A articulação entre a auto-supervisão e a didáctica da Língua Estrangeira, nomeadamente através da investigação-acção, constituiu um processo de desenvolvimento profissional para a professora-investigadora, na medida em que permitiu questionar e reconstruir teorias e práticas pedagógicas. Num plano mais geral, o estudo possibilitou uma reflexão aprofundada sobre o ensino e sobre o papel da reflexividade profissional na sua transformação.

The present case study was developed in the field of EFL didactics and is based on a professional experiment in which extensive reading practices were explored in a class of 6th grade students in the school E.B. 2.3 de António Feijó, in Ponte de Lima, in 2003/2004. The study represents also an experiment of self-supervision, in which action research was used to articulate the reflective self-development of the teacher-researcher with a pedagogy for autonomy in school. Its objectives were: (1) to motivate the students towards reading as a communicative practice; (2) to promote self-monitoring of reading comprehension processes; (3) to promote self-monitoring of cooperative learning processes within extensive reading; (4) to promote processes of pedagogical self-supervision. The first phase of the experiment aimed at diagnosing and raising awareness regarding the students’ representations and practices related to reading and cooperative work. This was followed by a didactic intervention in the field of extensive reading, with an emphasis on the self-monitoring of reading and cooperative work, ending in the evaluation of the impact of the experiment. The study used an interpretative methodology and involved the quantitative and qualitative analysis of information collected from several sources: self-monitoring sheets, reflective records, questionnaires and an interview. The investigation instruments also fulfilled pedagogic purposes, as is typical in classroom-based action research. The results confirm the possibility of developing reading strategies and cooperative work, revealing that extensive reading may foster the development of communicative and learning skills. The articulation between the self-supervision and EFL didactics, namely through action research, represented a process of professional development for the teacher-researcher, since it allowed her to question and rebuild pedagogic theories and practices. At a more general level, the study created opportunities to carry out a deep reflection about teaching and the role of professional reflectivity in its transformation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vieira, Flávia
Contributor(s) Universidade do Minho
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