Author(s):
Veiga Ferreira de Souza, Maria Alice ; Teixeira de Rezende, Oscar Luiz ; Lessa Lorenzoni, Luciano ; Dias Pagung, Camila Maria
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Modelagem matemática; Formação social; Mente; Sociointeracionismo; Ciclo da modelagem
Description
A Modelagem Matemática se apresenta como uma via de aprendizagem de objetos matemáticos a partir de ações educacionais que favoreçam a construção de conhecimento pelo aluno de maneira ativa, dialogada e que valoriza e requer a bagagem histórica discente para a estruturação do saber. Para além desse benefício, há outras vantagens silenciosas e menos evidentes, mas de relevo, que devem ser consideradas nessa ação educacional por docentes que, por sua vez, devem se preocupar não apenas com o que seus alunos aprendem, mas, igualmente, com as influências decorrentes sobre a formação social dessas mentes. Esse ensaio discute o potencial educacional da Matemática como modelo de mediação à luz da teoria sociointeracionista de Vigotski e do ciclo de modelagem matemática de Blum e Leiβ para a modelagem social de mentes.