Author(s):
Pires, Roberto Rocha C. ; Mello, Janine ; Bichir, Renata ; Souza, Celina ; Fontanelli, Flavio ; Massuda, Adriano ; Campos, Gastão Wagner de Sousa ; Vasconcelos Neto, João Ananias ; Pinto, Hêider Aurélio ; Rabelo, Carla ; Maia, Maurício Holanda ; Paim, José Henrique ; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes ; Hêider Aurélio ; Castro, Ieda ; Colin, Denise Ratmann Arruda ; Lotta, Gabriela ; Ribeiro, Vanda Mendes ; Bonamino, Alicia ; Carvalho, Cynthia Paes de
Date: 2021
Persistent ID: https://hdl.handle.net/10438/31017
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação; Educação; Igualdade; Educação
Description
Análises de implementação de políticas públicas são comumente identificadas com o estudo do Estado em ação. O campo de implementação originou-se da ambição 'de compreender o longo itinerário entre a tomada de uma decisão governamental e a percepção dos resultados provocados pela intervenção pública. Itinerário este composto por um conjunto amplo de processos, interações e ações desempenhadas por atores diversos, cuja complexidade deixa aturdidos pesquisadores e gestores públicos. Trata-se de uma dinâmica – envolvendo processos e ações entrelaçados e em movimento – com poder de transformação, para o bem e para o mal, dos objetivos, conteúdos e estratégias políticas concebidas nos gabinetes do Poder Executivo e nos plenários das Casas Legislativas. É esse poder de transformação que torna imprescindível o estudo da implementação para aqueles que desejam compreender a atuação do Estado tal como ela se apresenta e não apenas como deveria ser. Abordar a implementação é, antes de tudo, um compromisso com o real, tomado como base para construção de conhecimento útil e aplicado ao aprimoramento contínuo das políticas e serviços públicos.