Autor(es): Franco, Ana ; Correia, Ricardo ; Meneses, Raquel
Data: 2019
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/20660
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Marketing sensorial; Marketing turístico; Geomarketing
Autor(es): Franco, Ana ; Correia, Ricardo ; Meneses, Raquel
Data: 2019
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/20660
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Marketing sensorial; Marketing turístico; Geomarketing
Considerando a importância dos cinco sentidos para o marketing turístico, procurou-se conhecer as sensações experienciadas e recordadas pelos turistas estrangeiros que visitam Portugal de forma a responder às seguintes questões: Como é que os turistas de diversos países experienciam Portugal? Como é caraterizado Portugal a nível sensorial pelos turistas? Quais os sentidos a enfatizar nas estratégias de comunicação do turismo português para cada região/mercado? Foi utilizada uma metodologia mista através da combinação de uma análise qualitativa netnográfica com uma análise quantitativa de conteúdo. Concluiu-se, que Portugal é caraterizado a nível visual pela sua arquitetura e como um país colorido; a nível auditivo é associado ao Fado; a nível gustativo os turistas valorizaram essencialmente o peixe e, incluído neste, mencionam especificamente o bacalhau; quanto ao olfato, os turistas mencionaram o cheiro a comida, dando especial relevância ao peixe; relativamente ao tato o país é associado pelos turistas à areia e ao calor.