Autor(es):
Gonçalves, Vitor ; Mesquita, Elza ; Vaz, Paula Marisa Fortunato ; Freire-Ribeiro, Ilda
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/30584
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Inclusão; Formação; Tecnologias digitais; DISmode; IM-PRO-IN-DE; Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Psychology
Descrição
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem vindo a envolver-se em projetos inovadores financiados pela União Europeia, no âmbito dos programas Erasmus+, com o objetivo de promover a inclusão através do uso de tecnologias digitais. Este artigo apresenta o caso de dois projetos Erasmus+, em desenvolvimento no IPB, nomeadamente o DISmode e o IM-PRO-IN-DE, enquanto dois exemplos disso mesmo, mas com diferentes focos. O DISmode centra-se na formação de moderadores de apoio a jovens com deficiência em Organizações Não Governamentais (ONG), enquanto o IM-PRO-IN-DE se preocupa com o desenvolvimento de competências digitais em professores recentemente formados e em futuros professores, incluindo competências para a plena inclusão dos alunos com necessidades especiais. Neste artigo faz-se um enquadramento teórico no âmbito da inclusão com tecnologias digitais e apresentam-se os dois projetos, dando especial relevo aos seus objetivos e aos resultados esperados.