Document details

As preferências dos clientes de instituições bancárias: uma aplicação do multidimensional scaling

Author(s): Dominique-Ferreira, Sérgio ; Branco, Francisco ; Sousa, Bruno

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11110/1645

Origin: CiencIPCA

Subject(s): Marleting bancário; preferências; segmentação; multidimensional scaling; cluster


Description

Objetivos: O principal objetivo do presente trabalho é analisar a estrutura das preferências dos clientes de instituições bancárias. Metodologia: A recolha dos dados consistiu num enfoque quantitativo, baseado numa amostra de 209 indivíduos, cumprindo o critério de serem clientes de pelo menos uma instituição bancária. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica multivariada de Multidimensional Scaling. Resultados: Os resultados obtidos indicam a existência de 3 clusters. Concretamente, um cluster que atribui especial interesse ao preço/custo e ética das instituições bancárias; um segundo cluster que outorga maior importância à imagem e ambiente de uma instituição bancária; e, finalmente, um cluster que dá maior relevo à qualidade dos serviços prestados, competência dos funcionários e do atendimento. Implicações práticas: As entidades bancárias devem prestar especial atenção às suas políticas de responsabilidade social e corporativa, imagem de marca e qualidade dos serviços prestados de modo a aumentar conferir maior confiança nos seus produtos financeiros. Originalidade: Esta é a primeira vez que são analisados os atributos presentemente considerados no sector bancário português com Multidimensional Scaling. Palavras-chave: Marketing bancário, Preferências dos consumidores, Segmentação de mercado, Multidimensional Scaling, Análise Cluster.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents