Detalhes do Documento

Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review

Autor(es): Silva, Margarida Moreira da ; Coutinho, Verónica ; Figueiredo, Maria ; Coelho, Adriana Neves

Data: 2022

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/43855

Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto

Assunto(s): Enfermagem; Estudantes de enfermagem


Descrição

Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Mais especificamente, pretende-se dar resposta às seguintes questões: 1) Quais as metodologias pedagógicas utilizadas no Ensino de Enfermagem de saúde familiar? 2) Em que nível de ensino são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? 3) Em que contexto são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? Metodologia: Scoping Review orientada pela metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute para a realização de Scoping Reviews. Na pesquisa e identificação dos estudos, serão usadas as bases de dados eletrónicas MEDLINE (via Pubmed), CINAHL Complete (via EBSCOhost), Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Scielo, Scopus. Adicionalmente, a pesquisa de estudos não publicados incluirá o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e o OpenGrey. A estratégia de pesquisa abrangerá todos os artigos publicados em português, espanhol, francês e inglês, sem limite temporal. Resultados: Os dados serão apresentados em formato narrativo, com recurso a tabelas, alinhadas com o objetivo, foco e questão de revisão. O mapeamento da evidência disponível sobre metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar contribuirá para a disseminação da evidência disponível sobre o tema e permitirá identificar lacunas na literatura. Conclusão: Espera-se que a presente scoping review contribua para a análise crítica das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar, dado o potencial impacto destas no desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados