Author(s): Pereira, Susana ; Nico, Bravo
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/31087
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Território; Escola; Comunidade; Parceria; Pandemia
Author(s): Pereira, Susana ; Nico, Bravo
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/31087
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Território; Escola; Comunidade; Parceria; Pandemia
A literatura tem mostrado que a territorialização das políticas educativas possibilita uma maior abertura da escola à comunidade, permitindo a participação de elementos exteriores, através do estabelecimento de parcerias. O estudo desenvolvido, ao nível da dissertação de mestrado, procurou conhecer a dinâmica educativa do território do concelho de Montemor-o-Novo, particularmente no que se refere às relações existentes entre o agrupamento de escolas aí existente, os pais e as instituições com quem se relaciona e coopera. O trabalho desenvolvido, assente numa abordagem qualitativa, centrou-se na informação constante em documentos institucionais e nas opiniões de representantes das instituições parceiras. Concluímos que o Agrupamento de Escolas revela abertura e tem vindo a concretizar uma regular articulação com o conjunto de instituições parceiras, em particular com a autarquia local, serviços públicos, associações, cooperativas, empresas e fundações, o que contribui para uma dinâmica educativa muito enriquecedora. As parcerias visam a melhoria da qualidade de ensino, a promoção de igualdade de oportunidades e a inclusão social. Contudo, a pandemia e a suspensão das atividades letivas vieram transformar as práticas educativas, com a imposição de um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais. No âmbito da tese de doutoramento, que agora se inicia, traçou-se, como objetivo principal, compreender como é que a comunidade educativa de Montemor-o-Novo se organizou, em tempos de pandemia, para garantir uma resposta educativa de qualidade.