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Educação Popular e Desenvolvimento Local: uma equação territorial

Autor(es): Nico, Bravo ; Nico, Lurdes

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/36457

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Educação Popular; Território; Desenvolvimento Local; Educação Permanente; Comunidade


Descrição

Em cada contexto territorial, encontramos uma dinâmica humana diferenciada que, resultando do cruzamento de fatores exógenos e endógenos, gera uma equação de desenvolvimento singular, promove e acolhe a participação e o contributo das pessoas e das instituições e determina o futuro dessa realidade humana, social e económica. Neste processo singular, o contributo da rede de instituições das comunidades locais é uma variável crítica e estruturante das dinâmicas de desenvolvimento local e importante no desenho e concretização dos processos de aprendizagem individual e coletiva que lhes estão associados. Esta rede territorial e comunitária de instituições – em particular as de natureza não escolar – presente em todas as dimensões da vida local, tem assumido um papel relevante nos percursos vitais de muitas pessoas, pelo contributo que lhes tem proporcionado na construção de conhecimentos e competências estruturantes nos respetivos projetos de vida pessoal e profissional. Conhecer, valorizar e mobilizar estas escolas fora da escola será um passo essencial de cada dinâmica de desenvolvimento local participado, inclusivo e sustentável, social, ambiental e economicamente.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
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