Author(s): Pereira, Susana ; Nico, Bravo
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/38304
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Educação; Pandemia; Ensino Remoto
Author(s): Pereira, Susana ; Nico, Bravo
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/38304
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Educação; Pandemia; Ensino Remoto
As medidas implementadas pelo governo português, no contexto de pandemia por Covid-19, lançaram novos desafios, oportunidades e dificuldades às escolas. No estudo de caso em desenvolvimento, no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, assente numa metodologia mista, procuramos compreender a forma como o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e os respetivos parceiros se organizaram para continuar a assegurar uma resposta educativa aos alunos, no período de transição para o ensino remoto de emergência. Neste artigo, abordaremos apenas um dos objetivos específicos traçados, que visa analisar o envolvimento e apoio por parte dos parceiros educativos durante a suspensão das aulas presenciais. Para dar resposta a este objetivo, uma das técnicas de recolha de dados privilegiada foi a análise de documentos orientadores do Agrupamento no âmbito do regime de educação a distância. Para complementar, realizámos entrevistas semiestruturadas aos elementos da Direção do Agrupamento de Escolas, lideranças intermédias, docentes, representantes de pais/encarregados de educação e das entidades parceiras, crianças e alunos da educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico e procedemos à aplicação de inquéritos por questionário a alunos do segundo e terceiros ciclos e do ensino secundário. Concluímos que, durante o período de ensino remoto de emergência, se verificou uma boa dinâmica entre a escola, a família e a comunidade. Houve um reconhecimento do esforço feito pelos parceiros locais para que a educação chegasse a todos de igual forma, ainda que, inevitavelmente, isso não tenha acontecido. Os parceiros apoiaram o Agrupamento de Escolas e as famílias, quer na disponibilização de equipamentos, quer na distribuição dos recursos pedagógicos em papel aos alunos que não dispunham de rede de Internet, bem como no transporte de refeições para as famílias mais carenciadas. 720 Destacaram-se, neste apoio, o Município, as Juntas de Freguesia, a Associação de Desenvolvimento Local Terras Dentro e a Cercimor.
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