Autor(es):
Oliveira, Vítor ; Cid, Marília ; Valente, Mariana ; Figueiredo, Margarida ; Quadrado, Anabela ; Fialho, Isabel ; Matos, Jorge ; Cóias, Margarida ; Matos, Nuno ; Mendes, Paulo
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/5092
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Ensino experimental das ciências; Observação; Narração; Reflexão
Descrição
A presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem.