Detalhes do Documento

Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Oliveira, Vítor ; Cid, Marília ; Valente, Mariana ; Figueiredo, Margarida ; Quadrado, Anabela ; Fialho, Isabel ; Matos, Jorge ; Cóias, Margarida ; Matos, Nuno ; Mendes, Paulo

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/5092

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Ensino experimental das ciências; Observação; Narração; Reflexão


Descrição

A presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.