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FROM THE PEDAGOGICAL LINK TO THE COOPERATIVE COMMUNITY: “LEVERS” FOR STUDENT WELL-BEING IN HIGHER EDUCATION

Autor(es): Leitão, Ana ; Marques, Pedro ; Tavares, Andreina ; Magalhães, Celestino

Data: 2025

Origem: PRATICA - Revista de Pesquisa Multimídia sobre Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning

Assunto(s): vínculo pedagógico; aprendizagem cooperativa; ensino superior; bem-estar estudantil; avaliação formativa; vínculo pedagógico; aprendizaje cooperativo; enseñanza superior; bienestar estudiantil; evaluación formativa; pedagogical bond; cooperative learning; higher education; student well-being; formative assessment


Descrição

Students’ emotional health and academic success in Higher Education are closely tied to the quality of teacher-student relationships. This article explores the transformative potential of a pedagogical bond that is sensitive, inclusive, and equitable, as a condition for creating learning environments that promote student well-being. Cooperative learning (CL) is presented as an effective methodology for cultivating collaborative classroom communities based on positive interdependence, individual accountability, and meaningful interaction. The study is grounded in an interinstitutional project (2024–2026) involving five Portuguese higher education institutions and aims to train faculty in the use of CL pedagogies. Preliminary findings, based on classroom observations, attendance records, and participant feedback, point to improvements in group cohesion, the quality of pedagogical relationships, and reduced stress related to assessment. A qualitative interpretative approach was used. Results suggest that CL offers a pathway toward more inclusive, sustainable, and emotionally supportive educational communities.

La salud emocional y el éxito académico de los estudiantes de educación superior están íntimamente ligados a la calidad de las relaciones establecidas entre docentes y alumnos. En este artículo se analiza el potencial transformador del vínculo pedagógico sensible, inclusivo y equitativo como condición para la construcción de entornos educativos que promuevan el bienestar. El aprendizaje cooperativo (AC) se presenta como una metodología eficaz para cultivar comunidades cooperativas basadas en la interdependencia positiva, la responsabilidad individual y la interacción significativa. El estudio parte de un proyecto interinstitucional (2024-2026) que tiene como objetivo la formación del profesorado en prácticas cooperativas en cinco instituciones portuguesas. Los datos preliminares, resultantes de observaciones en contexto, registros de asistencia y testimonios de los participantes, revelan efectos positivos en la cohesión de las clases, en la calidad de la relación pedagógica y en la disminución de la ansiedad asociada a la evaluación. La investigación adopta un enfoque cualitativo e interpretativo. Los resultados sugieren que la CA constituye una palanca para la construcción de comunidades educativas más participativas, sostenibles y centradas en el bienestar global de los estudiantes.

A saúde emocional e o sucesso académico dos estudantes do Ensino Superior estão intrinsecamente ligados à qualidade das relações estabelecidas entre docentes e discentes. Neste artigo, discute-se o potencial transformador do vínculo pedagógico sensível, inclusivo e equitativo como condição para a construção de ambientes educativos promotores de bem-estar. A aprendizagem cooperativa (AC) é apresentada como uma metodologia eficaz para cultivar comunidades cooperativas baseadas na interdependência positiva, responsabilidade individual e interação significativa. O estudo parte de um projeto interinstitucional (2024–2026) que visa a capacitação docente em práticas cooperativas em cinco instituições portuguesas. Os dados preliminares, resultantes de observações em contexto, registos de assiduidade e testemunhos dos participantes, revelam efeitos positivos na coesão das turmas, na qualidade da relação pedagógica e na diminuição da ansiedade associada à avaliação. A investigação adota uma abordagem qualitativa e interpretativa. Os resultados sugerem que a AC constitui uma alavanca para a construção de comunidades educativas mais participativas, sustentáveis e centradas no bem-estar global dos estudantes.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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