Document details

Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB

Author(s): Cruz, Joana Sara ; Almeida, Marta ; Pinto, Patrícia ; Constante, Patrícia ; Macedo, Ana ; Amaral, Joana ; Monteiro, Liliana ; Lopes, Elisa ; Ferreira, Cristiana

Date: 2014

Origin: Análise Psicológica

Subject(s): literacia emergente; leitura; educação pré-escolar


Description

Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agenteseducativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam umpercurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudoprocurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré-escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sidopreviamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla queevidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variânciados resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a umareflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de umaintervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents