Author(s): Cabral, Joana ; Mendes, Fátima ; Oliveira, Hélia
Date: 2022
Origin: Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática
Subject(s): Artigos
Author(s): Cabral, Joana ; Mendes, Fátima ; Oliveira, Hélia
Date: 2022
Origin: Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática
Subject(s): Artigos
A capacidade de noticing é fundamental para as práticas do professor, pelo que é importante que a formação (inicial e contínua) promova oportunidades para que os formandos a desenvolvam. Em particular, é essencial que os (futuros) professores desenvolvam a capacidade de noticing do pensamento dos alunos, em domínios matemáticos específicos, como o pensamento algébrico. O presente artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento da capacidade de noticing (descrever e interpretar) do pensamento algébrico dos alunos de duas futuras educadoras e professoras dos anos iniciais ao longo de uma experiência de formação. O estudo adota uma metodologia qualitativa e os métodos de recolha de dados foram a observação participante, complementada com gravações áudio e vídeo, e a recolha documental. Os resultados evidenciam que em diversos momentos as formandas atendem a aspetos importantes que lhes permitem descrever e interpretar o pensamento algébrico dos alunos. Ainda que, de um modo geral, a capacidade de noticing das formandas tenha evoluído positivamente ao longo da formação, existem algumas dificuldades na componente interpretativa, particularmente, evidenciadas nas suas produções escritas. Estes resultados permitem discutir alguns elementos centrais da formação realizada.
The noticing skill is an important aspect of the teacher’s practice; thus, it is crucial that teacher education promotes opportunities for teachers and preservice teachers to develop it. In particular, it is essential that (preservice) teachers develop the ability to notice children’s thinking, in specific mathematical content areas, such as algebraic thinking. The present article aims to understand the development of two preservice teachers’ ability to notice (to describe and to interpret) children’s algebraic thinking, through a teacher education experiment. The study follows a qualitative methodology and the methods of data collection were participant observation of the course’s classes, with audio and video recordings, and the collection of the participants’ written productions. The results show that at multiple times the preservice teachers attend to important aspects that allow them to describe and interpret children’s algebraic thinking. Although, in general, the preservice teachers’ ability of noticing has evolved positively throughout the experiment, some difficulties in the interpretative dimension remained, particularly in preservice teachers’ written productions. These results allow us to discuss some central elements of the teacher education experiment.