Autor(es):
Sousa, Diana ; Faria, José ; Teixeira, Joana ; Pinto, Maria do Rosário ; Portela, Joana ; Henriques, Helga Rafael
Data: 2025
Origem: Pensar Enfermagem
Assunto(s): Learning; Research skills; Nursing students; Design thinking; nursing trends; P05; Aprendizagem; Competências de investigação; estudantes de enfermagem; design thinking; nursing trends; P05
Descrição
IntroductionStudents' participation in research projects influences their professional development.1,2 It allows for the acquisition of knowledge and development of skills, the establishment of new attitudes that foster a research culture, and behavioral changes that enhance knowledge translation into care practices.1 Participation in research projects promotes positive attitudes towards research, facilitating an understanding of the importance of research for professional nursing practice.3 ObjectiveTo analyze the contribution of research initiation programs promoted by the id.Care project in developing skills among students of the Nursing Degree Program (NDP). Methods The id.Care project developed research initiation programs aimed at students in the Nursing Degree Program (NDP) in their final year of study between 2022 and 2024 (22-40 hours). These programs involve training in secondary research methodologies and the facilitation of the Ideas Lab (Id(eas).Lab), utilizing design thinking to enhance the development of the monographic work. The initiative includes collaboration with a higher education institution in computer engineering, where their graduating students and NDP students co-create innovative solutions for identified problems explored through systematic literature reviews. The experience is evaluated through focus groups. The Ethics Committee has approved the study (ref.nr. 2959/2023). Successful completion of these programs is recorded as a diploma supplement. ResultsA total of 47 NDP students participated. Several nursing problems were identified, leading to systematic reviews that informed the students' theses and allowed for the development of innovative solutions. The prototype ideas were presented at scientific events, and some ideas are currently in the prototyping phase. Students perceive this experience as fostering the development of skills in translating scientific knowledge. ConclusionParticipation in the research initiation programs of the id.Care project facilitated skill development among NDP students.
IntroduçãoA participação de estudantes em projetos de investigação parece influenciar o seu desenvolvimento profissional.1,2 Permite a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências, a definição de novas atitudes que fomentam a cultura de investigação e a mudança de comportamento que potencializa a translação do saber.1 A participação em projetos de investigação fomenta atitudes positivas em relação à investigação, facilitando a compreensão sobre a importância da investigação para a prática profissional de enfermagem.3 ObjetivoAnalisar o contributo dos programas de iniciação à investigação promovidos pelo projeto id.Care no desenvolvimento de competências de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE). Métodos O projeto id.Care desenvolveu programas de iniciação à investigação dirigidos a estudantes do CLE a frequentar o último ano do curso, entre 2022 e 2024. Estes programas recorrem à formação sobre metodologias de investigação secundária e à dinamização do laboratório de ideias (Id(eas).Lab), com recurso ao design thinking para potenciar o desenvolvimento do trabalho monográfico. Conta com a participação de uma instituição de ensino superior da área da engenharia informática, onde os seus estudantes finalistas junto com os estudantes do CLE co-criam soluções inovadoras para os problemas identificados e explorados através de revisões sistemáticas da literatura. A experiência é avaliada através de grupos focais. Estudo aprovado pela Comissão de ética (proc.º n.º 2959/2023). A conclusão destes programas com sucesso é registada como suplemento ao diploma. ResultadosEnvolveu 47 estudantes do CLE. Foram identificados vários problemas de enfermagem para os quais se desenvolveram revisões sistemáticas que alimentaram os trabalhos monográficos dos estudantes e permitiram definir soluções inovadoras. As ideias-protótipo foram apresentadas em eventos científicos. Algumas ideias encontram-se em fase de prototipagem. Os estudantes percebem esta experiência como promotora do desenvolvimento de competências no âmbito da translação do conhecimento científico. ConclusãoA participação nos programas de iniciação à investigação do projeto id.Care permitiu o desenvolvimento de competências entre os estudantes do CLE.