Autor(es):
Flora, Marília Costa ; Malheiro, Maria Isabel Dias da Costa ; Barros, Luísa ; Coelho, Adriana Raquel Neves
Data: 2023
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): Adolescentes; Diabetes Mellitus; Tipo 1; Programas; Autogestão
Descrição
Introdução O desenvolvimento dos adolescentes centra-se na construção de autonomia e independência face à supervisão parental. Este desafio torna-se mais complexo perante um diagnóstico de diabetes tipo 1, o que exige responsabilização do adolescente face à gestão da doença. Nesta fase revela-se crucial a implementação de intervenções promotoras de competências de autogestão. Objetivo Mapeamento de intervenções promotoras de autogestão para adolescentes com diabetes tipo 1. Métodos Esta revisão scoping segue a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute.Serão incluídos estudos publicados em inglês, espanhol e português, entre 2009-2021, sem limitações geográficas ou culturais. O processo de análise, extração e síntese de dados será realizada por dois revisores de forma independente, de acordo com os critérios de inclusão. Os resultados serão apresentados de seguindo as orientações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), diagrama para revisões scoping. O protocolo encontra-se registado no Open Science Framework https://osf.io/z6wbj. Resultados O mapeamento de intervenções para adolescentes com diabetes tipo 1, é fundamental para a construção de uma intervenção estruturada, centrada na promoção de comportamentos de autogestão, contribuindo para a disseminação científica sobre o tema. Conclusão Espera-se que os resultados desta revisão contribuam para a construção de conhecimento que fundamente o desenvolvimento de intervenções de enfermagem para adolescentes com diabetes tipo 1