Autor(es):
Sousa, Ana ; Magalhães, Ana ; Gomes, Andreia ; Couto, Germano Rodrigues ; Oliveira, Isabel de Jesus
Data: 2024
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): conhecimentos; atitudes e práticas em saúde; pais; parentalidade; gravidez; educação pré-natal
Descrição
Introdução: Cada vez mais os pais revelam dúvidas, receios e falta de experiência, evidenciando a necessidade sentida pelas grávidas de frequentarem cursos de preparação para a parentalidade, de forma a obterem mais informações sobre a gravidez, a preparação do enxoval, o parto, os cuidados ao recém-nascido e até o envolvimento do pai do bebé e da restante família. Objetivo: Construir e testar a validade de conteúdo de um instrumento para avaliar os ganhos em conhecimentos e atitudes dos futuros pais após a frequência de um curso de preparação para a parentalidade. Métodos: O instrumento foi construído com base numa revisão da literatura e dos programas de preparação para a parentalidade e submetido a um painel de peritos para calcular o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O questionário foi intercalado com feedback controlado para determinar se os itens que compõem o instrumento são representativos do domínio de conteúdo que pretendem medir, partindo do pressuposto de que a opinião do grupo é mais válida do que a opinião individual. Resultados: No subdomínio Gravidez e Puerpério, no que respeita aos domínios Conhecimentos e Atitudes, os valores de consenso relativo variaram entre 15,3% e 16,6%. No subdomínio Recém-Nascido, os valores relativos de consenso variaram entre 80,0% e 83,7% em ambos os domínios, o que significa que a maioria dos programas de cursos de preparação para a parentalidade tem uma base significativa de concordância nestas questões. Conclusão: Foi possível aferir se a informação que os peritos consideram útil e fundamental avalia os ganhos em conhecimentos e atitudes dos futuros pais após a realização de um Curso de Preparação para a Parentalidade.