Autor(es):
Rocha, Américo ; Paixão, Fátima ; Guimarães, Sandra ; Jorge, Fátima
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/8450
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Assunto(s): Formação inicial de professores; Profissão docente; Competências transversais; ISCED; Angola; Initial teacher training; Teaching profession; Transversal skills
Descrição
A formação inicial de professores é a primeira etapa do desenvolvimento para a profissionalização docente. É, pois, indispensável garantir uma formação de elevada qualidade que a par de competências da área disciplinar desenvolva competências transversais. Neste estudo pretendemos responder à seguinte questão: Que representações têm os docentes do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla sobre a formação docente e as competências transversais a adquirir pelos seus diplomados ao longo da sua licenciatura? Através de uma metodologia de tendência quantitativa, construímos, validámos e aplicámos um questionário aos docentes. Para a análise das 52 respostas, usamos estatística descritiva suportada pelo programa SPSS. Os resultados permitiram concluir que os docentes evidenciam a perceção de que os seus diplomados recebem uma formação de qualidade média e de que adquirem apenas competências transversais básicas.