Detalhes do Documento

Formação inicial de professores em Angola : o que pensam os docentes do ISCED-Huíla

Autor(es): Rocha, Américo ; Paixão, Fátima ; Guimarães, Sandra ; Jorge, Fátima

Data: 2023

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/8450

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Formação inicial de professores; Profissão docente; Competências transversais; ISCED; Angola; Initial teacher training; Teaching profession; Transversal skills


Descrição

A formação inicial de professores é a primeira etapa do desenvolvimento para a profissionalização docente. É, pois, indispensável garantir uma formação de elevada qualidade que a par de competências da área disciplinar desenvolva competências transversais. Neste estudo pretendemos responder à seguinte questão: Que representações têm os docentes do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla sobre a formação docente e as competências transversais a adquirir pelos seus diplomados ao longo da sua licenciatura? Através de uma metodologia de tendência quantitativa, construímos, validámos e aplicámos um questionário aos docentes. Para a análise das 52 respostas, usamos estatística descritiva suportada pelo programa SPSS. Os resultados permitiram concluir que os docentes evidenciam a perceção de que os seus diplomados recebem uma formação de qualidade média e de que adquirem apenas competências transversais básicas.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.