Author(s):
Ferreira, Patrícia ; Estrela, Antónia ; Oliveira, Ana Luísa ; Abrantes, Ana
Date: 2020
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/11356
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Metodologia de trabalho de projeto; Didática da língua materna; Integração curricular; Literacia; Project-based teaching and learning; Didactics of language; Curricular articulation; Literacy; Méthodologie de travail de projet; Didactique de la langue maternelle; Intégration du programme d'études; Litératie
Description
Pretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.