Autor(es):
Silva, Marina ; Rato, Valter ; Ferreira, Nuno Martins
Data: 2021
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/13652
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Mapa conceptual; Competências; Geografia; História; 2.º ciclo do ensino básico; Ensino; Concept map; Skills; History; Geography; 2nd cycle of basic education; Teaching
Descrição
O presente artigo tem por base um estudo realizado em contexto de Prática Profissional Supervisionada numa turma de 6.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo das características da turma, decidiu- se escolher como estratégia de ensino de conteúdos históricos e geográficos o mapa de conceitos ou mapa conceptual como forma de sistematizar e relacionar os diversos conteúdos abordados durante a prática pedagógica. Este recurso foi aplicado ao longo da intervenção, no final de cada unidade temática. Os alunos da turma em questão apresentavam grandes dificuldades em relacionar e sistematizar os conteúdos de História e Geografia de Portugal e também os de outras disciplinas. Este facto verificou-se, uma vez que possuíam hábitos de estudo incipientes e por nunca lhes ter sido apresentada esta técnica da História e Geografia – o mapa conceptual – como forma de relação e síntese de conteúdos. Identificadas as fragilidades, propôs-se trabalhar a seguinte questão- problema: de que forma o mapa conceptual potencia a síntese e as relações de conteúdos já abordados, influenciando o aproveitamento escolar dos alunos? Após a implementação de dois mapas conceptuais, verificou-se que os discentes apreenderam, de uma forma mais satisfatória, os conteúdos lecionados. Conseguiram, portanto, identificar o essencial de uma determinada categoria e estabelecer relações mais significativas que se encontraram espelhadas no momento de avaliação.