Document details

O mapa conceptual: uma estratégia de sistematização e relação de conteúdos em história e geografia de Portugal numa turma de 6.º ano

Author(s): Silva, Marina ; Rato, Valter ; Ferreira, Nuno Martins

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/13652

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Mapa conceptual; Competências; Geografia; História; 2.º ciclo do ensino básico; Ensino; Concept map; Skills; History; Geography; 2nd cycle of basic education; Teaching


Description

O presente artigo tem por base um estudo realizado em contexto de Prática Profissional Supervisionada numa turma de 6.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo das características da turma, decidiu- se escolher como estratégia de ensino de conteúdos históricos e geográficos o mapa de conceitos ou mapa conceptual como forma de sistematizar e relacionar os diversos conteúdos abordados durante a prática pedagógica. Este recurso foi aplicado ao longo da intervenção, no final de cada unidade temática. Os alunos da turma em questão apresentavam grandes dificuldades em relacionar e sistematizar os conteúdos de História e Geografia de Portugal e também os de outras disciplinas. Este facto verificou-se, uma vez que possuíam hábitos de estudo incipientes e por nunca lhes ter sido apresentada esta técnica da História e Geografia – o mapa conceptual – como forma de relação e síntese de conteúdos. Identificadas as fragilidades, propôs-se trabalhar a seguinte questão- problema: de que forma o mapa conceptual potencia a síntese e as relações de conteúdos já abordados, influenciando o aproveitamento escolar dos alunos? Após a implementação de dois mapas conceptuais, verificou-se que os discentes apreenderam, de uma forma mais satisfatória, os conteúdos lecionados. Conseguiram, portanto, identificar o essencial de uma determinada categoria e estabelecer relações mais significativas que se encontraram espelhadas no momento de avaliação.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents