Detalhes do Documento

Avaliação de um protótipo de alta-fidelidade de uma ferramenta de apoio à pesquisa das aprendizagens essenciais

Autor(es): Silva, Maria João ; Valente, Bianor ; Sarreira, Pedro

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/17603

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Educação; Protótipo AE.MAPS; Aprendizagem; Ensino básico


Descrição

Este capítulo descreve o desenvolvimento e avaliação do protótipo AE.MAPS, uma ferramenta interativa para pesquisa sobre Aprendizagens Essenciais no Ensino Básico. Utilizando uma abordagem participativa com docentes e futuros/as docentes, o design da ferramenta passou por iterações, desde esboços até um protótipo de alta-fidelidade. O processo de avaliação do protótipo de alta-fidelidade envolveu inquéritos e observação participante, proporcionando uma análise detalhada da utilidade e usabilidade da ferramenta. Os resultados indicam uma resposta positiva em relação à utilidade da ferramenta. A observação da utilização do protótipo revelou que os/as futuros/as professores/as conseguiram realizar tarefas com autonomia, embora algumas dificuldades tenham sido mencionadas, apontando para necessidades de mudança ao nível da usabilidade. Os resultados do questionário reforçaram a perceção de satisfação geral, com a maioria dos/as participantes expressando facilidade de aprendizagem e satisfação com a ferramenta. No entanto, foram identificadas sugestões de melhoria, como a inclusão de um texto explicativo, aumento da visibilidade da barra de pesquisa por palavras, assim como melhorias na apresentação dos resultados.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados