Autor(es):
Correia, Marisa ; Beirante, David ; Serrão-Arrais, Ana ; Catela, David ; Santos, Raquel ; Clara Martins, Maria ; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre ; Luís, Helena ; Dias, Isabel ; Ramos, Liliana ; Portelada, António ; Simões, Vera ; Pinto, Paula ; Franco, Susana ; Ferreira, Maria Regina ; Ribeirinha, Teresa
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/4958
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): aprendizagem outdoor; educação STEAM; formação de educadores e professores; outdoor learning; STEAM education; teacher training
Descrição
A educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.