Document details

Cenário de aprendizagem: STEAM outdoor │ Chãos

Author(s): Branco, Neusa Cristina Vicente ; Cavadas, Bento ; Catela, David ; Linhares, Elisabete

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/5044

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): cenário de aprendizagem; interdisciplinaridade; STEAM outdoor


Description

O ambiente outdoor é um contexto de aprendizagem com diversos benefícios para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos jovens. A educação STEAM associada ao ambiente outdoor pode contribuir para solucionar problemas relativos a situações reais mobilizando as ciências, a tecnologia, a matemática, as artes/humanidades e o processo de engenharia de um modo inovador. Uma abordagem com estas características possibilita o aprofundamento das aprendizagens de forma interdisciplinar. Este poster apresenta um cenário de aprendizagem interdisciplinar que conjuga um ambiente outdoor, em Chãos, Alcobertas, situada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e um Ambiente Educativo Inovador, o CreativeLab_Sci&Math1, da Escola Superior de Educação de Santarém. O cenário inclui tarefas diversificadas que integram saberes de áreas STEAM, para o desenvolvimento de aprendizagens diversificadas e competências de sustentabilidade a partir de um contexto outdoor. O cenário foi concebido para a unidade curricular “Educação STEAM Outdoor” da Pós-Graduação em Educação STEAM e estrutura-se em três momentos principais: antes, durante e após a saída de campo. O momento prévio à saída de campo decorre online, numa sessão síncrona (Ambiente Apresentar) para contextualização da temática e preparação da saída. A saída de campo desenvolve-se em Chãos (Ambiente Outdoor), incluindo um percurso a pé de orientação e diferentes paragens e tarefas em sítios de importância natural, cultural e histórica. O momento posterior à saída de campo decorre no CreativeLab_Sci&Math1 (Ambiente Investigar), com a criação de uma turbina. Através da vivência do cenário, pretende-se que os formandos tenham oportunidade de explorar e discutir a abordagem da educação STEAM outdoor e o seu contributo para o desenvolvimento de competências de sustentabilidade da GreenComp Framework: Promover a natureza, Pensamento exploratório e Iniciativa individual.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents