Author(s):
Branco, Neusa Cristina Vicente ; Cavadas, Bento ; Catela, David ; Linhares, Elisabete
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/5044
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): cenário de aprendizagem; interdisciplinaridade; STEAM outdoor
Description
O ambiente outdoor é um contexto de aprendizagem com diversos benefícios para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos jovens. A educação STEAM associada ao ambiente outdoor pode contribuir para solucionar problemas relativos a situações reais mobilizando as ciências, a tecnologia, a matemática, as artes/humanidades e o processo de engenharia de um modo inovador. Uma abordagem com estas características possibilita o aprofundamento das aprendizagens de forma interdisciplinar. Este poster apresenta um cenário de aprendizagem interdisciplinar que conjuga um ambiente outdoor, em Chãos, Alcobertas, situada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e um Ambiente Educativo Inovador, o CreativeLab_Sci&Math1, da Escola Superior de Educação de Santarém. O cenário inclui tarefas diversificadas que integram saberes de áreas STEAM, para o desenvolvimento de aprendizagens diversificadas e competências de sustentabilidade a partir de um contexto outdoor. O cenário foi concebido para a unidade curricular “Educação STEAM Outdoor” da Pós-Graduação em Educação STEAM e estrutura-se em três momentos principais: antes, durante e após a saída de campo. O momento prévio à saída de campo decorre online, numa sessão síncrona (Ambiente Apresentar) para contextualização da temática e preparação da saída. A saída de campo desenvolve-se em Chãos (Ambiente Outdoor), incluindo um percurso a pé de orientação e diferentes paragens e tarefas em sítios de importância natural, cultural e histórica. O momento posterior à saída de campo decorre no CreativeLab_Sci&Math1 (Ambiente Investigar), com a criação de uma turbina. Através da vivência do cenário, pretende-se que os formandos tenham oportunidade de explorar e discutir a abordagem da educação STEAM outdoor e o seu contributo para o desenvolvimento de competências de sustentabilidade da GreenComp Framework: Promover a natureza, Pensamento exploratório e Iniciativa individual.