Document details

O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Melão, Dulce ; Silva, Ana Isabel ; Amante, Susana ; Castelo, Adelina ; Matos, Isabel Aires ; Balula, João Paulo

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/4787

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Manuais de Português; Práticas de leitura literária; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Formação de leitores


Description

É reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º CEB, tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Instituto Politécnico de Viseu
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents