Autor(es):
Lima, Andreia Maria Novo ; Moreira, Teresa ; Ferreira, Salomé ; Silva, Mafalda ; Fernandes, Carla Sílvia
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11960/4066
Origem: Repositório Científico IPVC
Assunto(s): Gamificação; Alterações cognitivas; Jogos em saúde
Descrição
Na última década têm-se verificado um crescente interesse pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e dos jogos sérios. Os jogos sérios têm sido aplicados em diferentes contextos, nomeadamente, na educação e na saúde. A gamificação é uma abordagem inovadora que tem sido cada vez mais utilizada para promover mudanças positivas nos processos cognitivos, tanto em contextos educacionais quanto de saúde, devido à redefinição dos métodos mais tradicionais. Constituiu-se como uma ferramenta pedagógica e terapêutica que promove a capacitação, a motivação e, consequentemente, a eficácia na aprendizagem e na reabilitação cognitiva. Neste sentido pretende-se compreender mais aprofundadamente como a gamificação pode influenciar as funções cognitivas e quais os mecanismos subjacentes.