Author(s):
Martins, Carla ; Barreto, Ana Luísa ; Castiajo, Paula
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/3339
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Teoria da mente; Idade escolar; Adolescência; Idade adulta; Avaliação; Theory of mind; School age; Adolescence; Adulthood; Assessment
Description
A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.