Document details

O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura

Author(s): Gonçalves, Alexandra ; Ribeiro, Célia

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/25924

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura; Pais/encarregados de educação; Professores de educação especial; Intervenção; Colaboração; Sucesso escolar; Specific learning disorder with impairment in Reading; Parents/guardians; Special education teachers; Intervention; Cooperation; Students’ success


Description

A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Consideramos que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. A revisão da literatura efetuada aponta para a importância de uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Veritati
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo