Document details

Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: estudos de adaptação para o ensino secundário

Author(s): Gomes, Andreia ; Azevedo, Ângela Sá ; Dias, Paulo César ; Guimarães, Teresa ; Lima, Isabel ; Salgado, Ana

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/33100

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Objetivos; Desempenho; Motivação; Ensino secundário; Escala; Goals; Achievement; Motivation; High school; Scale


Description

Este trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Veritati
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents