Document details

A formação ética profissional docente: significados, trajetórias e modelos

Author(s): Fontenele Macedo, Sheyla Maria ; Caetano, Ana

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/43851

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação; Ética profissional; Docência


Description

O artigo é parte do resultado da tese doutoral intitulada A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira. Um estudo de caso, apresentada na Universidade de Lisboa (UL), no Instituto de Educação (IEL), no ano de 2018. Tem como objetivo geral compreender a ética como dimensão estrutural da formação profissional na esfera da docência. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico. A temática é inovadora, tendo sido a tese, inclusive premiada por aquela Universidade. A pesquisa foi organizada em dois subtítulos, em que no primeiro é revelada a rota que denota a interface entre a ética, a ética profissional e a formação, em que é a ética declarada enquanto competência macro e transversal. No segundo momento, são apresentados modelos formativos no terreno da ética profissional, em que ensaios e experiências na esfera da docência se destacam, evidenciando-se as pesquisas realizadas em Portugal. O resultado proeminente deste trabalho se consolida com base na originalidade da temática no terreno da formação inicial de professores, e por mostrar a necessidade de que as formações integrem a ética profissional, de modo que as sociedades herdem profissionais que tenham um efetivo compromisso com a educação.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents