Document details

Retenção Escolar: Será o envolvimento dos alunos na escola um bom preditor?

Author(s): Silva, Cláudia ; Veiga, Feliciano Henriques ; Silva Pinto, Élia ; Ribas, Ana C.

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/53304

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Envolvimento dos alunos na escola; Rendimento académico; Retenções; Transição escolar


Description

O envolvimento dos alunos na escola tem sido associado ao grau de comprometimento com a escola e à motivação para aprender. Vários estudos apontam a falta de envolvimento dos alunos como estando associada ao baixo rendimento académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. Esta investigação tem como objetivo averiguar se os alunos com retenção escolar no final do ano letivo foram os que manifestaram, no início desse ano escolar (final do primeiro período), menos envolvimento escolar comparativamente com os que não ficaram retidos. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária de Lisboa. Foi utilizada a escala de Envolvimento dos Alunos na Escola - E4D-EAE (Veiga, 2013, 2016). Os resultados indicaram que os alunos com retenção escolar no final do ano letivo revelaram no primeiro período níveis mais baixos de envolvimento escolar, a nível Afetivo, Cognitivo e Comportamental, não havendo diferenças na dimensão Agenciativa. Uma regressão logística revelou que, controlando a variável género e área curricular, a dimensão mais importante e preditora da retenção foi a dimensão Afetiva. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto dos alunos.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents