Autor(es):
Duarte, Cristina ; Sanches, Tatiana ; Miranda, Joana P ; Batista, Mariana ; Gonçalves, Susana Filipa
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/57458
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Orientação pedagógica; Doutoramento; Doutorandos
Descrição
A presente comunicação integra a apresentação de resultados de um estudo que tem como objectivo compreender as percepções, expectativas e necessidades de alunos de doutoramento e doutorados face à orientação recebida ao longo do percurso académico. A recolha de dados foi realizada através de questionário e incluía as seguintes secções: dados sociodemográficos; aliança de aprendizagem entre o orientador e o orientando, disponibilidade mental, área disciplinar de especialização, perícia técnica, conhecimento contextual, critérios para o sucesso do doutoramento. O estudo contou com a participação de alunos doutorandos e doutorados, com idades a partir dos 25 anos, das áreas das ciências sociais, artes e humanidades, ciências exatas e da saúde, sendo que a maioria dos inquiridos se situa na área metropolitana de Lisboa Os resultados obtidos permitem-nos aferir que há por parte dos inquiridos a valorização da orientação doutoral, por ser um processo que “possibilita um amadurecimento do conhecimento obtido e disseminado” (sic), assim como aponta para as vulnerabilidades e dificuldades existentes no processo de acompanhamento. São apresentadas propostas de melhoria deste contexto que possam potenciar a relação orientador-orientando e o desenvolvimento pessoal e profissional dos implicados.