Detalhes do Documento

O eu e o nós das emoções: Um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar


Descrição

A literatura reconhece a importância de desenvolver esforços para promover as competências socioemocionais em contexto escolar, enquanto variável preditora da saúde mental, bem-estar e sucesso académico. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um programa de promoção de competências socioemocionais para crianças do 3º e 4º ano de escolaridade, integrado nas Academias Gulbenkian Conhecimento 2020. Este programa é constituído por 10 sessões em grupo incluídas no currículo escolar. Os objetivos gerais são: (i) promover o autoconhecimento, através da capacidade de identificação e expressão das emoções; (ii) treinar estratégias de autorregulação emocional focadas na tranquilização e compaixão; encorajar comportamentos de cooperação e conexão social. A promoção destas competências é auxiliada com recurso a tecnologias digitais (e.g., jogos interativos). Pretende-se ainda apresentar o design experimental deste estudo e as medidas de avaliação de eficácia, com base na perspetiva multi-informadores (crianças, pais e professores). Com a implementação do programa espera-se, nas crianças, um aumento nas competências de controlo emocional, empatia e cooperação, bem como uma perceção do clima emocional em sala de aula mais tranquilo e seguro. Espera-se ainda melhorias na perceção, por parte dos pais e professores, acerca das competências socioemocionais das crianças. Pretende-se promover o bem-estar psicológico das crianças e, de forma mais ampla, um ambiente mais positivo e compassivo nas escolas.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados