Autor(es):
Nunes, Sofia ; Seabra, Filipa ; Sousa, Joana
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/20501
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Pedagogical supervision; Curriculum development; Curriculum innovation; Curriculum integration
Descrição
A educação de infância desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, uma vez que é neste período que se estabelecem os pilares fundamentais para a aquisição e consolidação das aprendizagens. Por esse motivo, torna-se indispensável garantir que as práticas pedagógicas sejam de qualidade, inclusivas - conscientes dos diferentes tipos e formas de discriminação - e promotoras de igualdade de oportunidades. É, nesta senda, que a presente comunicação, baseada num estudo em fase de projeto, no âmbito do mestrado em supervisão pedagógica, da Universidade Aberta, na linha de investigação em supervisão e desenvolvimento profissional, procura debater em que medida a supervisão pedagógica (nomeadamente baseada em práticas sistémicas), enquanto prática de acompanhamento e orientação das equipas pedagógicas, pode e deve contribuir significativamente para a melhoria das práticas pedagógicas, em contexto de educação de infância, e assim criar ambientes pedagógicos e curriculares mais capazes de responder às necessidades de todas as crianças. Começamos por apresentar os conceitos-chave, para de seguida explorar a sua pertinência no contexto em estudo. Terminamos com a proposta de investigação que, por um lado nos permitirá indagar a pertinência destas práticas de supervisão, na melhoria das práticas pedagógicas inclusivas - assentes numa perspetiva interseccional-, e equitativas, e por outro lado compreender as necessidades de formação contínua dos educadores e dos auxiliares de ação educativa, relacionadas com as práticas pedagógicas inclusivas.