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Perceções dos docentes de uma escola secundária sobre o processo de avaliação externa

Author(s): Morgado, José Carlos ; Seabra, Filipa

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/4749

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Avaliação externa de escolas; Autoavaliação; Mudanças (curriculares, organizacionais, pedagógicas)


Description

Uma das principais preocupações políticas e pedagógicas relativas à Avaliação Externa de Escolas (AEE) é o impacto que esse processo produz ao nível das instituições escolares, quer ao nível da prestação de contas, quer ao nível do serviço educativo que prestam. Neste contexto, um conjunto de universidades portuguesas tem vindo a desenvolver um projeto de investigação que visa identificar os efeitos e impactos da Avaliação Externa de Escolas (PTDC/CPE-CED/116674/2010). Insere-se neste projeto um conjunto de estudos de caso através dos quais se pretende validar algumas informações recolhidas através de outros procedimentos de recolha de dados desenvolvidos previamente e a uma escala mais ampla. A presente comunicação dá conta de resultados parciais de um destes estudos de caso, que teve lugar numa escola secundária da região Norte do país. Concretamente, apresentam-se dados de um inquérito por questionário que pretendeu dar voz a um dos grupos de interlocutores mais privilegiados na mudança da escola – os professores –, uma vez que estão no cerne dos processos avaliativos que aí se desenvolvem, usufruindo da possibilidade de neles participarem quer como sujeitos quer como objetos de avaliação. Além do mais, da implicação e atuação dos docentes depende, aliás, em grande medida, o impacto das mudanças que a AEE possa produzir. Os resultados apresentados indicam impactos e efeitos aos níveis curriculares, organizacionais e pedagógicos, com destaque para o domínio da autoavaliação.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Aberto
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