Document details

Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas TEIP

Author(s): Sousa, Joana Raquel Faria ; Costa, Natália ; Pacheco, José Augusto

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/46227

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/116674/PT ;

Subject(s): Avaliação externa das escolas; Autoavaliação; TEIP; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Pelo seu impacto e efeitos, a Avaliação Externa das Escolas (AEE) provoca alterações relacionais e organizacionais (Barreira, 2016), com mais visibilidade na institucionalização da Autoavaliação de Escolas (AE) (European Comission/EACEA/Eurydice, 2015). O texto versa sobre um estudo de caso, de natureza institucional (Stake, 2006), realizado num agrupamento de escolas TEIP , da região norte de Portugal, com o objetivo de problematizar a AE, numa lógica de desenvolvimento, melhoria e aprendizagem (Schreens, 2003; Nevo, 2007; Pacheco, 2010), mediante a participação dos atores educativos, mais concretamente de uma equipa de AE, formada com o objetivo de responder à exigência institucional da AEE. Adota-se uma metodologia de pesquisa centrada na investigação-ação-formação, no sentido de uma grounded theory (Charmaz, 2009; Amado, 2013), dado que os dados recolhidos e analisados surgiram em resposta às necessidades dos atores educativos, principalmente no que se refere à AE e sua relação com a AEE. Os resultados indicam que a investigação-ação-formação é um processo adequado à produção de documentos sobre AE, sobretudo quando existem procedimentos ativos de corresponsabilização que estão na origem de mudanças de práticas ao nível da AE. A conceção, implementação e análise de instrumentos de avaliação, assim como o acompanhamento e monitorização de práticas institucionais, numa escola comprometida com um projeto TEIP, conduziram a um processo institucional que confere à AE um sentido compreensivo e inteligível para os atores educativos, numa 1ª fase, bem como uma orientação para os resultados, numa 2ª fase.

Esta comunicação insere-se no projeto de investigação de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior (FCT – PTDC/CPE-CED/116674/2010) coordenado pela Universidade do Minho. Joana Sousa - Bolseira de doutoramento Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - SFRH/BD/93389/2013).

info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
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