Document details

Educação histórica e educação patrimonial - Novos desafios

Author(s): Barca, Isabel ; Solé, Glória ; Pinto, Helena ; Lopez, Rámon Facal ; Gil, Tània Martinéz ; Sabaté, Miquel

Date: 2015

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/53131

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Educação Patrimonial; Educação Histórica; Educação em Museus; Educação; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O alargamento conceptual do património tem sido acompanhado, nos últimos anos, por uma diversificação das formas de difusão patrimonial e de procedimentos metodológicos no âmbito educativo, ao nível formal – ligada aos currículos escolares e educação regulada –, não formal e até informal, aproveitando os contributos e horizontes abertos pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Nesta mesa-redonda discute-se a investigação no âmbito da educação patrimonial, nomeadamente a desenvolvida nas áreas da Educação em História e outras Ciências Sociais, e da Educação em museus e sítios. Analisa-se a possibilidade de consolidação de linhas de pesquisa que cruzem os contributos inovadores destas abordagens, quer do ponto de vista das reflexões teóricas e epistemológicas, quer das experiências educativas que propõem. Os palestrantes debruçam-se sobre esta problemática partindo das seguintes questões: - Como se relacionam os conceitos de património e de educação? - Em que medida a Educação Patrimonial é um território disciplinar, transdisciplinar, interdisciplinar? - Quais os contributos da Educação Patrimonial em termos de natureza da experiência educativa (formal, não formal e informal)? - Que linhas de investigação/inovação considera emergentes/relevantes em Educação Patrimonial e sua relação com a Educação Histórica?

Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.

info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents