Author(s):
Martins, C. ; Barreto, Ana Luísa ; Castiajo, Paula Maria Santos
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/53910
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Theory of mind; School age; Adolescence; Adulthood; Assessment; Teoria da mente; Idade escolar; Adolescência; Idade adulta; Avaliação
Description
A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.
Theory of mind, as a sociocognitive developmental milestone emerging in the preschool years, is defined as the ability to understand and attribute mental states - desires, cognitions, beliefs and emotions - to oneself and to others, which allows for the prediction and interpretation of others' behavior (Astington & Barriault, 2001). But how is theory of mind characterized, in normative development, across the lifespan? And how is it assessed? The present paper aims to answer both of these questions through a theoretical revision of this construct in the context of the normative development during school age, adolescence and adulth ood, and a synthesis of the main methodologies developed for its assessment.
(undefined)
info:eu-repo/semantics/publishedVersion