Autor(es):
Vendruscolo, Vanissia ; Cruz-Santos, Anabela ; Morgado, José Carlos
Data: 2023
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/84108
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Projeto/bolsa:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT;
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Assunto(s): Ciências Sociais::Ciências da Educação; Educação de qualidade
Descrição
[Excerto] A comunicação entre fonoaudiólogos e educadores e os benefícios dos encaminhamentos com diagnóstico precoce é de fundamental importância nas séries acadêmicas iniciais. Considerando a diversi-dade dos bancos escolares, torna-se fundamental que parcerias ocor-ram, na tentativa de proporcionar um processo de ensino-aprendi-zagem cada vez mais dinâmico e que atenda às demandas de cada criança (Bello et al., 2012). É neste contexto de necessidades educativas especiais que abordare-mos neste capítulo a importância do apoio mútuo entre professores e fonoaudiólogos, a fim de construir reflexões e ações em conjunto por meio da educação inclusiva, na tentativa de proporcionar um proces-so de ensino-aprendizagem cada vez mais dinâmico, e que atenda às necessidades das crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Há um consenso geral de que as habilidades de percepção auditiva influenciam o desenvolvimento da linguagem, e que pode ser difícil separar a influência das habilidades auditivas e de linguagem no que diz respeito às demandas acadêmicas (Richard, 2012). Dessa forma, o Transtorno do Processamento Auditivo Central pode levar a gerar ou estar associado a dificuldades em funções da linguagem, aprendizagem e/ou comunicação de ordem superior (ASNA, 2010). […]