Detalhes do Documento

PAC e adaptação curricular: o que os professores precisam conhecer

Autor(es): Vendruscolo, Vanissia ; Cruz-Santos, Anabela ; Morgado, José Carlos

Data: 2023

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/84108

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Projeto/bolsa: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PT;

Assunto(s): Ciências Sociais::Ciências da Educação; Educação de qualidade


Descrição

[Excerto] A comunicação entre fonoaudiólogos e educadores e os benefícios dos encaminhamentos com diagnóstico precoce é de fundamental importância nas séries acadêmicas iniciais. Considerando a diversi-dade dos bancos escolares, torna-se fundamental que parcerias ocor-ram, na tentativa de proporcionar um processo de ensino-aprendi-zagem cada vez mais dinâmico e que atenda às demandas de cada criança (Bello et al., 2012). É neste contexto de necessidades educativas especiais que abordare-mos neste capítulo a importância do apoio mútuo entre professores e fonoaudiólogos, a fim de construir reflexões e ações em conjunto por meio da educação inclusiva, na tentativa de proporcionar um proces-so de ensino-aprendizagem cada vez mais dinâmico, e que atenda às necessidades das crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Há um consenso geral de que as habilidades de percepção auditiva influenciam o desenvolvimento da linguagem, e que pode ser difícil separar a influência das habilidades auditivas e de linguagem no que diz respeito às demandas acadêmicas (Richard, 2012). Dessa forma, o Transtorno do Processamento Auditivo Central pode levar a gerar ou estar associado a dificuldades em funções da linguagem, aprendizagem e/ou comunicação de ordem superior (ASNA, 2010). […]

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados