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Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas

Author(s): Fialho, Isabel ; Pacheco, José Augusto ; Sousa, Joana

Date: 2023

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/87614

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PT;

Subject(s): Avaliação Externa; Qualidade; Accountability; Educação de qualidade; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Perspetivando-se o início do 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas, a partir do ano letivo de 2017-2018, em outubro de 2016 foi nomeado o Grupo de Trabalho de Avaliação Externa das Escolas (GTAEE) com a missão de analisar os referenciais e metodologias do Programa de Avaliação Externa das Escolas em vigor e propor o modelo para o 3º ciclo da avaliação externa das escolas. Neste texto damos conta de todo o trabalho desenvolvido pelo GTAEE desde a sua constituição até à experiência-piloto do modelo que decorreu em oito escolas públicas e uma escola privada. O processo começou com a análise de diversos documentos nacionais e internacionais, incluindo normativos de política educativa, que conduziu a significativas alterações no referencial da AEE, designadamente no âmbito, objetivos e princípios – alargamento da AEE a estabelecimento de ensino particular e cooperativo –, metodologia – inclusão, no quadro de referência, do domínio da Autoavaliação e de novos indicadores e referentes; alargamento da equipa de avaliadores a mais um perito externo; introdução da observação da prática educativa e letiva; maior diversificação e flexibilização das agendas; alteração dos descritores da escala de classificação; utilização do Infoescolas como principal fonte de dados quantitativos; devolução das primeiras considerações sobre a avaliação, no painel da Direção; introdução de um painel de entrevista com membros representativos da comunidade educativa; estrutura do relatório; possibilidade de avaliação externa intercalar e a criação de instâncias mais alargadas de acompanhamento do processo e de recurso das decisões. A proposta do modelo foi testada numa experiência-piloto que permitiu a validação do modelo geral proposto para o 3º ciclo da avaliação externa das escolas, providenciando informação útil ao grupo de trabalho para consolidar e aperfeiçoar a sua proposta, designadamente ao nível do referencial teórico-conceptual, conferindo uma maior centralidade aos processos de ensino-aprendizagem; dos referentes / indicadores, com a redução de aspetos redundantes ou secundários; da metodologia com a adequação às diferentes tipologias de escola e seus modos de organização; da informação documental com a sistematização dos indicadores a disponibilizar às equipas de avaliação; da escala de classificação com o aperfeiçoamento dos descritivos da escala; do relatório com orientações que garantam um modelo mais útil para os diferentes agentes das comunidades educativas.

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017, e dos projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
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