Detalhes do Documento

STOL-CV - A espiral de vida de um projecto SciCom

Autor(es): Nobre, Alexandra ; Sousa, Maria João

Data: 2024

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/91515

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Comunicação de ciência; Literacia científica; Diálogo ciência-sociedade; Educação de qualidade; Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Descrição

STOL-Science Through Our Lives é um projecto de comunicação de ciência do DBio-UM, não financiado, que remonta a Jan 2012 (1ª publicação nas redes sociais e vamos considerá-la o “corte da fita”). Vive da tenacidade e iniciativa dos envolvidos, entre uma equipa com algumas oscilações e um grupo de colaboradores com mais flutuações ainda, sobretudo alunos de licenciatura e mestrado que quando acabam “vão à suas vidas”. Um único elemento persiste desde a origem (e é ele que vai contar esta história), não falhou um SciCom PT desde o Porto (o STOL apresentou-se em todos) e, só isso, já (quase) legitima esta comunicação. Mas há mais! Focado no aumento de literacia científica de uma vastidão de públicos (crianças, jovens, famílias, idosos, toxicodependentes, veteranos de guerra, crianças em contexto de bairro social, comunidade cigana, doentes de foro psiquiátrico, frequentadores de bares, alunos PhD...) e considerando o saber de um modo transdisciplinar (Ciências, Artes e Humanidades), o STOL intervêm no aprimoramento de estratégias, linguagens e vozes para uma ciência acessível. Ao longo destes anos foram estabelecidas parcerias, prestados serviços, criados produtos e desenvolvidos projectos envolvendo perto de duas centenas de instituições públicas e privadas (principalmente nacionais, mas não só), entre escolas, bibliotecas, museus, núcleos associativos, Centros Ciência Viva, autarquias, IPSS e ONGs, lojas, centros comerciais e bares. Das estratégias SciCom que utilizamos e que vão ao encontro das necessidades e interesses de cada público alvo, contam-se: exposições de ciência e SciArt, tertúlias, oficinas, feiras de ciência, passeios de natureza, jogos diversos (incluindo jogos de tabuleiro), criação de modelos, publicações nos media e em diversas redes sociais, edição de conteúdos e guias de apoio, palestras, visitas a escolas... Temos indicadores. Muitos! E números também. Imensos! É uma história longa que vale a pena conhecer. E 3 minutos não chegam!

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.