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Monitorização com base no currículo em escolas inclusivas em Portugal: implicações para a aprendizagem da leitura

Author(s): Ribeiro, Leonor Chaveiro Duarte ; Martins, Ana Paula Loução ; Morgado, José Carlos

Date: 2024

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/94417

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F137616%2F2018/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PT;

Subject(s): Leitura;; Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura; Risco educacional; Inclusão educacional; Currículo; Reading; Specific learning difficulties in reading; At-risk; Inclusive education; Curriculum; Educação de qualidade; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Disponibilidade de dados: todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo está disponibilizado no Repositório de Dados da Universidade do Minho em: https://doi.org/10.34622/datarepositorium/DBAX7A.

Esta investigação teve como objetivos conhecer as características dos resultados de uma monitorização-com-base-no-currículo para a leitura, analisar o impacto das variáveis agrupamento de escola e dificuldades de aprendizagem específicas na leitura (dislexia) e identificar a diversidade de perfis de grupos de leitura na sala de aula. Os dados foram recolhidos num Distrito do Centro Litoral de Portugal, junto de 720 estudantes do quarto ano de escolaridade do Ensino Básico, através de duas provas de triagem universal da leitura e uma grelha de caracterização de turmas. A análise descritiva de dados indica que, em média, foram lidas corretamente por minuto 88 palavras e escolhidas 9,67 palavras corretamente em dois minutos, com uma média de precisão de leitura oral de 95%. A análise de Clusters permitiu identificar três perfis de leitura: 17,40% da amostra com resultados médios abaixo do percentil dez, 46,30% situados entre os percentis 41 e 47 e, por fim, 36,40% situados acima do percentil 80 na leitura oral e na compreensão da leitura. A análise de dados qualitativos revela que, na leitura oral de textos, os erros mais frequentes foram as substituições de palavras, seguindo-se a incorreta pronúncia e as omissões. Por fim, a análise inferencial mostra que as variáveis agrupamento e dislexia tiveram impacto significativo nos resultados. O conhecimento da diversidade de perfis de leitura de uma sala inclusiva permite apoiar a comunidade educativa na tomada de decisões educacionais e na promoção de sistemas multinível pró-ativos em situações de risco na aprendizagem da leitura.

The current study aimed to identify student reading fluency and comprehension levels, to analyze the impact of specific learning difficulties in reading (dyslexia), and the diversity of reading profiles observed in classrooms across local school cluster groups. Data were collected in a coastal municipality in the Centre of Portugal from a sample of 720 fourth-grade students using two curriculum-based-measurement probes and a class characterization checklist. Descriptive data analysis showed that, on average, 88 words were read correctly per minute, with an average oral reading accuracy of 95% using the oral reading fluency probe, and 9.67 words were selected correctly in two minutes using the reading comprehension probe. Multivariate data analysis using cluster analysis technique identified the following three reading profiles in oral and reading comprehension: 17.40% of the sample performed below the 10th percentile, 46.30% between the 41st the 47th percentiles, and 36.40% above the 80th percentile. Qualitative data showed that the most common errors in oral reading were word substitutions, followed by mispronunciations and omissions. The inferential analysis of the study revealed that the independent variables, school clusters and specific learning difficulties in reading (dyslexia) had a significant impact on the results. The data evidence was further analyzed with respect to how the diversity of reading profiles in inclusive classrooms can assist the educational community in decision-making about the specific support that could be provided to promote success in reading, for all students.

Este trabalho é financiado: a) pela bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia –SFRH/BD/137616/2018; b) Por Fundos Nacionais através da FCT no âmbito dos projetos do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020; c) pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
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