Autor(es):
Rosário, Pedro ; Costa, José ; Mourão, Rosa ; Chaleta, Elisa ; Grácio, Maria Luísa ; Núñez Perez, José Carlos ; González-Pienda, Júlio A.
Data: 2007
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/11925
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Auto-regulação da aprendizagem; Pré-escolar; Monitorização da tarefa; Fases do processo de auto-regulação da aprendizagem; Self-regulated learning; Kindergarten; Task monitoring; Self-regulated learning cycle phases
Descrição
Investigações recentes evidenciam que as crianças mais pequenas conseguem regular cognitiva e afectivamente o seu processo de aprendizagem. Este estudo apresenta um projecto de investigação sobre os processos de auto-regulação da aprendizagem no pré-escolar. Analisámos a competência auto-regulatória de 19 crianças de 5 anos em actividades específicas integradas num projecto de promoção de aprendizagem auto-regulada. As crianças foram avaliadas antes, durante e depois da realização das tarefas em sala de aula. Os resultados sugerem que as crianças foram capazes de distinguir conceptualmente as fases do processo auto-regulatório e de as utilizar numa actividade em sala de aula. Este trabalho reforça a evidência da transversalidade dos processos de auto-regulação e a urgência da sua promoção intencional, também neste contexto.