Detalhes do Documento

De pequenino é que auto–regula o destino

Autor(es): Rosário, Pedro ; Costa, José ; Mourão, Rosa ; Chaleta, Elisa ; Grácio, Maria Luísa ; Núñez Perez, José Carlos ; González-Pienda, Júlio A.

Data: 2007

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/11925

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Auto-regulação da aprendizagem; Pré-escolar; Monitorização da tarefa; Fases do processo de auto-regulação da aprendizagem; Self-regulated learning; Kindergarten; Task monitoring; Self-regulated learning cycle phases


Descrição

Investigações recentes evidenciam que as crianças mais pequenas conseguem regular cognitiva e afectivamente o seu processo de aprendizagem. Este estudo apresenta um projecto de investigação sobre os processos de auto-regulação da aprendizagem no pré-escolar. Analisámos a competência auto-regulatória de 19 crianças de 5 anos em actividades específicas integradas num projecto de promoção de aprendizagem auto-regulada. As crianças foram avaliadas antes, durante e depois da realização das tarefas em sala de aula. Os resultados sugerem que as crianças foram capazes de distinguir conceptualmente as fases do processo auto-regulatório e de as utilizar numa actividade em sala de aula. Este trabalho reforça a evidência da transversalidade dos processos de auto-regulação e a urgência da sua promoção intencional, também neste contexto.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.