Author(s):
Sérgio, Maria Cândida ; Morgado, José Carlos
Date: 2014
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/34603
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Currículo; Tempo curricular; Educação de jovens e adultos; Prática pedagógica
Description
Talvez por se ter naturalizado, não seja muito usual refletirmos sobre a noção de tempo. Vivemo-lo, essencialmente, de forma intuitiva. No entanto, sendo uma dimensão estruturante da própria vida, o tempo é um elemento fundamental na configuração das nossas representações e no modo como projetamos e vivemos o nosso dia-a-dia. É com base nas vivências do tempo passado que compreendemos o tempo presente e idealizamos o tempo futuro. Assim se compreende que na educação condicione a forma como concebemos e concretizamos o ensino e a aprendizagem. No texto que a seguir se apresenta divulgam-se alguns resultados de uma pesquisa sobre Organização do tempo curricular na prática pedagógica da EJA, em que se analisou a organização e a vivência do tempo curricular numa escola pública do Ensino Básico. Nesse processo, o estudo das práticas pedagógicas na escola, em particular na sala de aulas, permitiu conhecer as conceções dos professores, gestores e estudantes sobre tempo curricular e compreender a forma como a escola organiza e utiliza esse tempo nesta modalidade de ensino.