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Reflexões sobre dinâmicas e conteúdos da cibercultura numa comunidade de prática educacional

Autor(es): Silva, Bento Duarte ; Pereira, Maria da Graça

Data: 2015

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/51892

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Cibercultura e educação; Comunidade de prática educacional


Descrição

Este texto aborda as relações entre a “Cibercultura e Educação”, tema do módulo de abertura do curso “Formação de Professores para a Docência Online”, concebido e desenvolvido como uma Comunidade de Prática visto os participantes terem a Educação Online como objecto de estudo, partilhando um interesse comum. O texto teve origem nas reflexões sobre as dinâmicas de interacção havidas nas interfaces da plataforma, nomeadamente fóruns e chats, e na análise dos conteúdos resultantes das intervenções. Deste modo, os autores dividem o texto em quatro partes: primeiramente, apresentam a concepção e estrutura geral do módulo, fazendo uma breve referência às interfaces e matérias disponibilizados. De seguida, procedem a uma fundamentação teórica da cibercultura entendida como uma nova forma social que emerge do ciberespaço, fazendo uma sistematização dos principais momentos de evolução das tecnologias que permitiram a sua virtualização e a criação deste espaço cultural. Em termos educativos, entendem que se abre um amplo campo de possibilidades, passíveis de contribuir para a renovação da Educação e da Escola. Numa terceira parte é explanada a metodologia de análise distinguindo dois planos: o da estruturação do discurso (interacções e movimentos comunicativos) e o dos conteúdos/significados. Por fim, apresentam e debatem os resultados, incidindo nas dinâmicas de comunicação e nos conteúdos, que agrupam em três grandes áreas temáticas: cibercultura e educação, modelos educativos e pedagógicos, e formação de professores. Os autores concluem que estes momentos de reflexão, sobre a influência da cibercultura na educação, são muito positivos e revelam a necessidade de adaptação dos docentes e consequente renovação pedagógica, ajustando-se a este novo modelo de sociedade e modos de fazer cultura.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
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