Document details

Conhece-te e transforma-te: Educação pelos pares na promoção da educação sexual e da igualdade de género

Author(s): Machado, Ana ; Gomes, Beatriz ; Fernandes, Inês ; Pedrosa, Luísa ; Vilaça, Teresa ; Barros, Duarte

Date: 2021

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/80069

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Adolescência; Competências; Educação para a saúde; Sexualidade; Adolescence; Health education; Sexuality; Competences


Description

A educação para a saúde é um direito fundamental, por isso, torna-se cada vez mais relevante a abordagem desta temática nas instituições de ensino. O acesso a este tipo de temáticas deve ser feito sem discriminação, coação, violência, e sem ferir suscetibilidades. A promoção da educação para a saúde na escola visa também a criação de ambientes favoráveis à aprendizagem, bem como o desenvolvimento de competências de promoção da saúde individual e comunitária. Neste contexto, o projeto de investigação e intervenção que aqui se apresenta foi realizado por um grupo de alunas da Unidade Curricular de Projeto e Seminário: Dispositivos de Formação e Mediação, que atuaram como voluntárias no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP), realizado pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, que atua na Promoção e Educação para a Saúde em Escolas Básicas e Secundárias com o 3º ciclo. O nosso projeto foi implementado numa turma do 8.º ano de escolaridade, numa Escola Básica em Guimarães, onde foi realizado um diagnóstico de necessidades recorrendo a um questionário inicial que fez emergir o seguinte problema de investigação e intervenção: Qual é a potencialidade de um projeto de educação pelos pares para aumentar o conhecimento dos alunos sobre a sexualidade humana, melhorar a sua autoestima, e desenvolver atitudes de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e promoção da igualdade de género? A recolha de dados foi efetuada através de um inquérito por questionário inicial e final, diários de bordo e análise dos documentos produzidos pelos alunos durante o projeto. Os resultados iniciais revelaram alguma falta de conhecimento e mitos em relação ao namoro na adolescência, identidade de género e consumo de substâncias lícitas, ilícitas e outras adições, bem como uma forte motivação para trabalharem esses temas. Ao longo do projeto observou-se um aumento de conhecimentos nas áreas trabalhadas, embora se tivessem recolhidos poucas evidências de mudanças de atitudes e comportamentos nos alunos, principalmente devido ao curto tempo de intervenção do projeto.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents